segunda-feira, 23 de maio de 2011

SUSSUI AGORA COM REDE SOCIAL.

Caro do NAE,

Comunicamos a todos que fazem parte desse projeto que o ESPAÇO SUSSUÍ agora tem seus links nas redes sociais.
Em nossa visita neste domingo colaboramos pra a criação de seu novo email, orkut e facebook, logo estaremos criando também o blog.
sussui@yahoo.com.br   (EMAIL E ORKUT)

Os participante que ainda não possuam seus links nas redes socias, comunicar para que possamos orientar e assim facilitar nossa comunicação e intercâmbio com outras entidades e ações.
Logos estaremos repassando o resumo das primeiras visitas e as datas das próximas.
Adiantando que no Sussuí está sendo preparada umas das ações propostas no iníco de nosso projeto no III encontro Nordestino, o OFICINA SHOW, será realizado o primeiro neste mês de junho próximo.
Solicitamos as instituições participantes que divulguem suas ações e projeto que colocaremos no blog do NAE, Semente das Artes e repassaremos para nossos mais de mil amigos em nossas redes sociais.

Abraço de paz e uma boa semana.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Apresentação de Repentistas no Espaço Nordeste de Barra de Santa Rosa-PB

NAE - INFORMA

CONVITE

A equipe do Espaço Nordeste de Barra de Santa Rosa-PB tem a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar a apresentação dos Repentistas Antônio Costa Teixeira e Jorge Balbino Nascimento, da cidade de Guarabira-PB, no dia 20/05/2011, sexta-feira. às 19:30hs.
E no sábado, dia 21/05/2011, será exibido Cinema Infantil às 17:00hs e Cinema Adulto às 19:00hs.

Agradece,

A Equipe do Espaço Nordeste de Barra de Santa Rosa-PB.

terça-feira, 17 de maio de 2011

APRESENTAÇÃO.

Um Núcleo de Artes, Educação e Eventos encaminhado e incentivado pelo INEC – Instituto Nordeste Cidadania, vem possibilitar o acesso às artes, cultura, intercâmbio com outros centros e cidades, tornando-se um local de fóruns permanentes para todas as comunidades as quais realiza ações.

O NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos será uma ação com espaços dos mais diversos: escolas, associações, cooperativas e centros, para a realização de eventos artísticos, educativos e de capacitação, além de eventos privados, com pautas agendadas e horárias para utilização de artistas locais.

Esse núcleo vem com a proposta de dar uma maior visibilidade a produção sociocultural desses locais, sendo um grande espaço democrático de informação, cultura e lazer.

JUSTIFICATIVA.

Estamos propondo, a criação de um Núcleos de Artes, Educação e Eventos nas localidades onde o INEC realiza ações, que além de um melhor aproveitamento de talentos locais, trará uma maior visibilidade para a produção local. Devemos formar e também dar espaço aos valores locais para mostrar seus trabalhos já desenvolvidos, de forma natural e espontânea, incentivando a socialização, empreendedorismo, acesso a cultura e apoio a projetos.

O Núcleo contará com um Grupo Gestor, que estará à frente dos projetos: elaboração, execução e captação de eventos e parceiros. O NAE trabalhará sob o comando de um grupo gestor que será escolhido entre o INEC, Semente das Artes e comunidade, além de parceiros convidados a participar do NAE.

OBJETIVOS.

GERAL


Criar um Núcleo de Artes, Educação e Eventos nas comunidades onde o Inec desenvolve projetos de leitura, para o incentivo de práticas artísticas, educativas e culturais, além da utilização para outros eventos e participação da comunidade, como um trabalho de responsabilidade sócio-cultural.

                            

ESPECÍFICO


Realizar projetos permanentes e sistemáticos.
Cursos de capacitação e profissionalizantes, oficinas, seminários e palestras, além de dar espaço a talentos locais.
Levar e Criar eventos educativos semanais que se tornarão parte do calendário cultural da cidade. Entre eles propomos:
1 Oficina Show; projeto de intercâmbio e de educação musical e artística, onde os artistas convidados, antes de suas apresentações irão promover uma oficina para repassar tudo sobre o seu trabalho.
2 Oficina de Instrumentos musicais com material reciclado e criação de bandas de percussão com a comunidade.
3 Noções Básicas de Produção de Eventos; capacitar jovens quanto às técnicas e particularidades da gestão, organização e produção de eventos.
4 Festival Anual de Música Semente das Artes/INEC
5 Incentivar criação de pequenos NAE´s nos distritos e em outras comunidades para que possam dar vazão a produção de cada localidade criando uma produção auto-sustentável.
6 Fazer parcerias com outros centros: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CCBN, CCBB, Casa Amarela, Theatro José de Alencar, Teatro da Comédia Cearense, Sesc, Fundações, Centros Culturais do Interior e outros interessados.
7 Facilitar a participação de alunos das escolas municipais.
8 Dar estágios no NAE para os alunos com destaque.
9 Apresentação de filmes, com material do parceiro Semente das Artes
10 Acompanhamento das ações dos espaços de leitura.

METAS E CRONOGRAMA.

METAS


Trazer mensalmente ao Núcleo a participação de moradores, para não só assistirem eventos, mas para também, participarem de atividades educativas existentes.
Realizar no mínimo 1  (um) evento por mês e uma oficina, além dos cursos permanentes.
Capacitar 120 jovens e adolescentes, em 2 (dois) anos para a gestão na área de eventos, 30 por semestre.

CRONOGRAMA

Criado por seus coordenadores locais e com a supervisão do Instituto Semente das Artes e Inec.

PLANO DE TRABALHO.

1.                  Formação em Arte, educação e produção cultural para os líderes comunitários dos 50 espaços de leitura, com carga horária de 24 horas
2.                  Visitar os 50 espaços de leitura para  estruturar o núcleo de arte, educação e eventos no local, envolvendo os grupos contemplados pelo projeto Micro Projetos Culturais, apoiados pelo INEC e Banco do Nordeste..
3.                  Realizar dois encontros de acompanhamento com todos os líderes comunitários.
4.                  Preparar e realizar um festival de arte, educação e cultura em parceria com INEC.
5.                  Fazer relatório mensal das atividades realizadas.

NECESSIDADE PARA AS AÇÕES.

Local para as aulas, oficinas e espetáculos.
Aparelhos de som e vídeo para as aulas e equipamento de som para os espetáculos com projetor e telão
Materiais e ferramentas para as oficinas de instrumentos e para as aulas de produção: Flip charter, papéis, canetas, lápis, tintas, pincéis.
Transporte e alimentação para visita às localidades e apresentações de artistas convidados.