terça-feira, 13 de setembro de 2011

Inscrições abertas para formação de agentes de leitura em Fortaleza

Estão abertas até 13 de outubro as inscrições para o Projeto Agentes de Leitura, vinculado ao Programa Mais Cultura, em Fortaleza. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, com o Ministério da Cultura.
Os selecionados atuarão no sentido de democratizar o acesso ao livro e na formação de leitores em bairros e comunidades da cidade com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e da Educação Básica (IDEB), definidos, respectivamente, pela Unesco e pelo Ministério da Educação.
Em Fortaleza, as ações estarão espalhadas nas SER’s 1 (Barra do Ceará e Pirambu), 2 (no Cais do Porto: Serviluz e Titanzinho), 3 (Autran Nunes), 5 (Conjunto Ceará) e 6 (no Jangurussu: Conjunto Habitacional Maria Tomásia).
Cada agente receberá, depois de capacitado, um kit com 100 livros, mochila, uniforme, bicicleta e bolsa mensal de R$350, durante um ano. Serão responsáveis por visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.
As bolsas são destinadas a jovens entre 18 e 29 anos que tenham concluído o Ensino Médio e residam em um dos bairros contemplados pelo projeto. A prioridade é para os cadastrados no Bolsa Família. As inscrições podem ser feitas tanto na Secultfor, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, como nas seis regionais.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ASMMF abre inscrições para Curso de Operador de Máquinas na Área de Costura em Geral.

A Associação de Solidariedade aos Meninos e Meninas de Fortaleza (ASMMF) - Casa de Andaluzia está com inscrições abertas para o Curso de Operador de Máquinas na Area da Costura em Geral, destinado a jovens de ambos os sexos com idade entre 18 e 24 anos. O curso terá duração de 04 meses, e os participantes terão direito a bolsa auxílio, vale transporte, matérial técnico e possivel inserçãõ no mercado de trabalho.
As inscrições acontecem sede da ASMMF/CASA DE ANDALUZIA - R. Joaquim Magalhães, 76 Benfica, próximo a Avenida da Universidade - Conservatório de Música.
O curso destina-se à toda juventude, mas serão priorizados jovens que estão em situação de exploração sexual.
Comunidades parceiras do Instituto Nordeste Cidadania - INEC que tiverem interesse em participar do curso, favor entrar em contato pelo email comunicacao@inec.org.br.

Curso de Apreciação de Arte- Paralelos: um panorama da arte contemporânea brasileira‏

CONVITE - Bahia em Cena no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza

BASEADO NA OBRA JOÃO UBALDO RIBEIRO, ESPETÁCULO SARGENTO GETÚLIO CHEGA A FORTALEZA

Promovido pelo Festival Bahia Em Cena, monólogo aclamado pela crítica estreia em curta temporada no Centro Cultural Banco do Nordeste
Destaque do teatro baiano em 2011, o monólogo Sargento Getúlio, adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro, chega aos palcos de Fortaleza em curta temporada. O espetáculo será exibido nos dias 1º e 2 de setembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste, sempre às 18h30 com entrada gratuita.

Escrito em 1971, Sargento Getúlio é considerado pela crítica literária a obra prima de João Ubaldo Ribeiro, e rendeu ao escritor baiano o Prêmio Jabuti como Autor Revelação, em 1972.  A montagem do monólogo comemora os 40 anos de lançamento do livro e também os 70 anos do autor. O monólogo, dirigido e adaptado por Gil Vicente Tavares, é estrelado pelo ator baiano Carlos Betão.

Fortaleza será a primeira cidade a receber o espetáculo, após uma temporada de estreia com sucesso em Salvador. A circulação do espetáculo é promovida através da  parceria entre o Banco do Nordestes e o Festival Bahia em Cena cuja proposta é valorizar e divulgar a produção teatral baiana. Durante todo o mês de agosto, oito espetáculos foram exibidos em Salvador na programação da mostra de teatro.  Além da capital cearense, São Paulo e Rio de Janeiro também recebem montagens baianas em setembro e outubro.

O espetáculo

A trama de Sargento Getúlio conta a trajetória de um sargento sergipano que tem a missão de transportar um inimigo político de seu chefe. A história é narrada pelo próprio sargento, que no caminho pelo sertão nordestino vive aventuras, dilemas e momentos de reflexão.  Segundo o diretor e autor da versão teatral, Gil Vicente Tavares, a montagem preserva o texto original.

“O lirismo com que João Ubaldo conduz a história acaba por transformar a novela num poema épico em versos livres. Tentei desenhar os diversos sargentos que há no Getúlio, mostrando sua violência, fraqueza, paixão e crueza”, descreve. Para viver este personagem rico em contradições e dono de uma ética particular, a escolha do diretor foi o ator baiano Carlos Betão, que tem mais de 30 anos de carreira, e importantes montagens baianas de textos como Hamlet, Calígula, MacBeth, além de participações em novelas e filmes.
Um dos destaques da montagem é a cenografia, cuja representação do sertão nordestino evita a estética tradicional, ligada à seca, ao couro e à sanfona. “São elementos que pasteurizaram o que de mais forte podemos trazer do sertanejo, de sua alma. Para isso, apostamos muito mais nas imagens do texto, já que a fala, a prosódia e as referências já são tão sertanejas e agrestes. A secura está dentro dele”, afirma Gil Vicente Tavares.

Sobre Gil Vicente Tavares – Formado em direção teatral pela Escola de Teatro da UFBA, recebeu o Prêmio Braskem de Teatro como diretor revelação em 1999, pelo espetáculo Quartett. Em parceria com os dramaturgos Cláudio Simões e Cacilda Povoas, escreveu o texto do espetáculo Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia (2004), direção de Fernando Guerreiro, assistido por mais de 150.000 pessoas. Colaborou no roteiro de Cidade Baixa, premiado longa-metragem de Sérgio Machado, com Lázaro Ramos e Wagner Moura. Formou o grupo Teatro NU, que em 2011 completa 5 anos com espetáculos conceituados como “Os Amantes II”,   “Os Javalis”, e as adaptações de Anton Tchekhov “Os Males do Tabaco”, “O Urso” e “O Pedido de Casamento”.

Serviço:Sargento Getúlio
Sinopse:
De Gil Vicente Tavares. Com Carlos Betão. Conta a história de um  sargento que tem a missão de levar um prisioneiro, que é inimigo político de seu chefe, de Paulo Afonso a Aracaju. No meio do caminho, em virtude de uma mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltar o prisioneiro, mas devido a seu temperamento avesso às mudanças, ele decide terminar a missão que lhe foi confiada, contra tudo e contra todos.
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941, tel: 3464-3108)
Horário: Dias 1 e 2 de setembro, quinta e sexta, às 18h30
(Apresentação extra para escolas no dia 2 de setembro, às 15h)
Entrada franca

Ficha Técnica:

Texto: João Ubaldo Ribeiro

Direção e versão teatral: Gil Vicente Tavares
Com: Carlos Betão
Cenário e Figurino: Rodrigo Frota
Luz: Eduardo Tudella
Trilha original: Ivan Bastos
Assistente de direção: Clarissa Rebouças
Preparadora Corporal: Mell Borba
Cenotécnico: Adriano Passos
Programação Visual: Guto Chaves
Registro audiovisual e fotos: Paulo Hermida (Iglu Filmes)
Realização: Multi Planejamento Cultural e Teatro NU
Assessoria de imprensa: Frente & Verso Comunicação Integrada
Pintura “Luzinete”: Sante Scaldaferri
Voz: Manoela Rodrigues
Violinos: Mário Soares
Técnico de som: André Santana