quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CONVITE PARA GRUPO DE ESTUDO

Caros do NAE,
Boa tarde.

O BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, está com um edital aberto até segunda-feira, dia 31 de janeiro (já havia sido divulgado anteriomente), para financimantos de projetos que o Apoio ao Desenvolvimento Cultural.
Convido vocês que têm interesse para amanhã, sexta-feira, dia 27 de janeiro, as 14h, na sede do INEC, nós estudarmos juntos o edital e montarmos um "esqueleto" do projeto.
Porque "estudar" o edital?
Pois cada edital tem suas especificidades, ou seja, cada um "pede" determinadas coisas. As vezes, temos um excelente projeto, mas que não tem necessariamente o que aquele Edital requer. Porém nosso projeto não pode ser engessado, precisamos então adequá-lo a realidade de cada edital e para isso é necessário conhecê-lo.
É necessário montar o esqueleto do projeto?
Isso é interessante para que não tenhamos o retrabalho de reescrever o projeto para futuros editais. Já teremos ele quase pronto para futuras tentativas de captação de recursos.
Cada instituição pode inscrever seu próprio projeto. Amanhã construiremos juntos um esboço geral de projeto e cada um de vocês aproveitará o final de semana e a segunda, para adequá-lo a necessidade de sua instituição e inscrevê-lo.

Quem interessar-se, está convidado.
LOCAL: Sede do INEC
DATA: Sexta-feira, dia 27 de janeiro.
HORÁRIO: 14h.

Aproveite para estudar previamento o projeto:
 www.iadb.org/en/news/announcements/2011-10-31/idb-cultural-center-launches-call-for-proposals,9613.html


Atenciosamente,

Pedro Henrique Melo Costa
Instituto Nordeste Cidadania - INEC
Assessor Técnico
(85) 8811-2327 / 3209-9235 / 9956-9014
http://www.inec.org.br/
http://nae-nucleodearteeducacaoeeventos.blogspot.com/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

AGENTE JOVEM DA CULTURA.

NAE - NÚCLEO DE ARTES, EDUCAÇÃO E EVENTOS - INFORMA

Caros do NAE e interessados.

Inscrevam-se até o dia 31 de janeiro no Prêmio AGENTE JOVEM DE CULTURA: DIÁLOGOS E AÇÕES INTERCULTURAIS, do Ministério da Cultura em parceria com Secretaria Nacional de Juventude, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Site de acesso: www.cultura.gov.br e informações no email agentejovem@cultura.gov.br
http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/14/agente-jovem-de-cultura/
Segue anexo o folder informativo.

Abraço de paz.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA - INFORME INICIAL

Caros do NAE,

O FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA DOS ESPAÇOS DE LEITURA COM O NAE, no momento terá a seguinte data: 02 e 03 de março de 2012 e acontecerá no BNB Clube Santos Dumont em Fortaleza (até a segunda ordem).
Queremos dos nossos parceiros do NAE e Espaços de Leitura que mandem suas atrações artísticas que estarão presente no evento e se estarão presentes também na Feira Solidária com seus produtos produzidos em cada espaço: Artesanato, roupas, brinquedos, doces e outros. Precisamos do números aproximado de participantes por cada instituição ou comunidade.
Logo estaremos marcando uma reunião com seus representantes ou enviando informes para acertar detalhes de hospedagem e alimentação de cada grupo, mas precisamos sem falta das atrações, produtos e quantidade de pessoas, apenas os participantes e não acompanhantes até o final da semana.
Ex: Sorriso da Criança: Grupo de Dança e Karatê, artesanato em gesso (20 pessoas)
      Núcleo Albergue: Grupo de Percussão, artesanato em cabaças (15 pessoas)

Segue abaixo um resumo do projeto.

 I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA
(DOS ESPAÇOS DE LEITURA PARCEIROS DO INEC COM O NAE)
Data: 02 e 03 de março de 2012.
Horário: 9 às 19 horas.
Público estimado: 800 participantes (Oriundos de todos os estados do Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo - área de atuação do BNB/INEC parceiros do INEC e jovens estudantes de Escolas Públicas do Estado do Ceará.
            Objetivo do festival é integrar as diversas manifestações artísticas e culturais do Nordeste para uma reflexão, diálogo e vivência profunda acerca da arte e cultura em toda região, bem como de presentear o público participante com grandes apresentações artísticas e culturais. É também objetivo desse encontro potencializar a identidade pessoal e coletiva desses jovens oriundos de comunidades carentes, propiciando a inclusão social, sensibilização para o protagonismo juvenil e geração de emprego e renda.
O evento é uma parceria do INEC com o Instituto Semente das Artes e será de cunho filantrópico que contará com o apoio de diversos outros parceiros do INEC comprometidos com a arte e cultura.
            
PROGRAMAÇÃO EM CONSTRUÇÃO SUJEITO A ALTERAÇÕES

PROGRAMAÇÃO
Dia 02
09hs Abertura (vivência inicial de educação biocêntrica) e apresentação do projeto
10 às 12hs: Encontro de música percussiva (tema: música nordestina) com prática percussiva – Descartes Gadelha, Guen e Jofran Fonteles
12hs: Almoço cultural (apresentação de grupos dos espaços)
14hs: Oficinas (empreendedorismo - Sebrae), arte-identidade)
15hs: Vivências e diálogos
16hs: Apresentações dos grupos
17hs:  Síntese
18hs:  Atração principal (Guen)
* feira solidária durante o evento.

Dia 03
09hs Encontro de corais
10hs Fórum Nordestino de Cultura
11hs Quinteto Agreste
12hs Almoço cultural (apresentação de grupos dos espaços)
14hs Oficinas (mamulengo, permacultura, gesso, origami)
15hs Vivências e diálogos (literatura no nordeste e importância dos espaços de leitura)
16hs Mesa redonda com secretários de cultura, educação e juventude;
17hs  Síntese (assinatura de ratificação do NAE)
18hs  Atração principal (Nando Cordel)
* feira solidária durante o evento.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Oficina de Produção de Eventos do NAE

Caros do NAE,
Bom dia.


Aproveitamos para saudá-los com um abraço fraterno de FELIZ 2012.
Informamos que retomaremos nossas atividades do CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS na próxima segunda-feira, dia 9.1.2012 às 14:00h aqui na Sede do INEC.

Contamos com a presença de todos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

OPORTUNIDADE - Secultfor lança Editais das Artes e de Comunicação Popular‏

NAE INFORMA

Secultfor lança Editais das Artes e de Comunicação Popular

Neste ano, serão investidos R$ 2.920.000,00 contemplando as seguintes linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Arte e Cultura Digital, Culturas Tradicionais Populares, Circo, Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro. 

Os Editais das Artes irão selecionar um número mínimo de projetos nas 10 diferentes linguagens artísticas. Em Artes Visuais, serão 12; em Arte e Cultura Digital, Dança e Fotografia, um mínimo de 10, cada; em Literatura, mínimo de 22; em Música, 27; em Circo, mínimo de 14; em Culturas Tradicionais Populares, até 32; em Teatro, 9; e em Audiovisual, mínimo de 21. Uma boa notícia para os proponentes: todas as parcelas serão pagas em uma única vez.

As inscrições para todos os editais seguem de 15 de dezembro de 2011 a 15 de fevereiro 2012. Somente as inscrições para o edital de Culturas Tradicionais Populares seguem até o dia 9 de março de 2012.

Segue abaixo o link do edital de música: