terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

Nos dias 02 e 03 de março, no BNB Clube da Santos Dumont, acontecerá o I Festival Nordestino de Arte e Cultura. O evento, de cunho educativo e de integração, é uma parceria do Instituto Nordeste Cidadania – INEC e Instituto Semente das Artes, e conta com o apoio do Banco do Nordeste, BNB Clube, Secretaria de Educação de Fortaleza e Centro Cultural Banco do Nordeste.

Os dois dias do Festival serão gratuitos à comunidade, que poderá se inscrever no local, em oficinas de pintura, teatro, dança, canto e mostra de curtas. Além disso, atrações artísticas como a percussão de Samuka Batera, voz e violão com Gildomar Marinho e Nilo Alves Júnior, Banda Dona Zefinha, forró pé-de-serra “Somos Nordestinos” e Nando Cordel garantem a animação do festival.

O I Festival Nordestino de Arte e Cultura foi idealizado a partir de ações promovidas pelo Núcleo de Artes, Educação e Eventos – NAE, que promove o desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações culturais e criativas, atuando em comunidades onde o INEC desenvolve o projeto Espaços de Leitura, incentivando práticas artísticas, educativas e culturais, além da utilização do espaço para outros eventos e participação da comunidade. É uma oportunidade para apreciar a arte destes jovens participantes do Projeto NAE.

Serviço:
I Festival Nordestino de Arte e Cultura.
Dias 02 e 03 de março a partir das 8h30.
Local: Bnb Clube – Sede Aldeota (Av. Santos Dumont, 3.646 - Aldeota)

Informações:
Instituto Nordeste Cidadania - INEC
Contato: 3209.9241/ 3044.9565

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oficina de Percussão Vocal

Reunião nessa quinta-feira.

Caros do NAE Fortaleza,

Como o grupo não entendeu que teremos encontros todas as segundas e quintas (agora), amanhã, quinta-feira,  dia 16 de fevereiro de 2012 as 13:30h iremos nos reunir para reunião dos detalhes do I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA DOS ESPAÇOS DE LEITURA COM O NAE.
Os demais NAE´s que ainda não mandaram suas atrações, dias que participarão e horários, mandem logo para fecharmos toda a programação amanhã.

 
Abraço de paz.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Uece/PROINFO com inscrições abertas para três cursos de Informática

NAE INFORMA:

Com empregos aquecidos, em que o surgimento de vagas no mercado de trabalho é uma realidade, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do Programa de Profissionalização em Informática (PROINFO), abre inscrições para os cursos de “Montagem e Manutenção de Computadores”, “Planilhas Avançadas” e “Informática Aplicada”. Os candidatos têm até 11 de fevereiro de 2012, para se inscrever, na Secretaria do PROINFO, no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 19h30. 

O objetivo do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), com a realização dos cursos, é preparar os participantes para um mercado de trabalho carente de profissionais capacitados. Um exemplo é o treinamento que será dado no curso de “Montagem e Manutenção de Computadores”, que constará de Instalçao de Softwares, Sistemas Operacionais, Detecção de Erros Lógicos / Físicos, além de contar com Laboratório para Aulas e Práticas de Hardware. Esse curso terá duração de dois meses e quinze dias e o investimento é de R$ 50,00 na matrícula e mais uma parcela de R$ 50,00. 

Segundo o coordenador de Cursos Externos do PROINFO, Francisco José Gama de Azevedo, os três cursos são direcionados para as diferentes atividades profissionais e não há limite de idade para os participantes. Ao se inscrever, na Secretaria do PROINFO, o candidato deve apresentar Carteira de Identidade ou documento similar. 


Fonte / Informações: Secretaria do PROINFO ou pelo telefone (85) 3101-9790
 
 

Oficina de Produção de Eventos do NAE - Instituições de Fortaleza

Caros do NAE,
Bom dia.

Na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, teremos mais um encontro da Oficna de Produção de Eventos do NAE (das
É fundamental a presença de todos (mesmo das instituições que ainda não participaram de nenhum encontro anterior) tendo em vista que falta menos de 1 mês para o Festival.

DATA: Segunda-feira, dia 6 de fevereiro
HORÁRIO: 14 às 17h
LOCAL: Sede do INEC (Av. Dedé Brasil, 3.500) 

Aniversário do Espaço Nordesde de Gurinhém-PB

NAE realizou Oficina de Produção de Eventos em Aracati

Entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro o NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos realizou a Oficina de Produção de Eventos e Formação de Gestores Culturais no município de Aracati-CE.
A oficina foi ministrada pelos facilitadores Jofran Fonteles, representante do Semente das Artes, e Pedro Henrique, representante do Instituto Nordeste Cidadania.
Durante as manhãs a oficina foi realizada para 12 representantes da Associação Cultural Canoa Criança, localizada na praia de Canoa Quebrada, já no período da tarde os contemplados foram os representantes do Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher, também com 12 inscritos.
Na oficina foram abordados temas como: Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento; Gestão Cutural, Cultura em rede - trabalho colaborativo; Organização e planejamento de eventos; Projeto Cultural e os Mecanismos de incentivo a cultura.
Nas duas instituições o ponto positivo foi a intensa participação de todos, sempre colaborando com suas experiências e tirando dúvidas, que acabam gerando diálogos que invariavelmente agregam conhecimento em toda turma.
Como resultado prático do encontro foi gerado a Oficina Show em cada instituição.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de março, Canoa Mulher, Aracati - Feira Solidária, Apresentação de Grupo de Capoeira local, Apresentação de Circo, Desfile de Moda e Apresentação musical.

Dia 17 de março, Canoa Criança, Canoa Quebrada - Feira Solidária, Exposição de Fotos, Resgate da história local, Apresentações musicais e Espetáculto Circense.

Edital da Secultfor com Inscrição até o dia 15 de fevereiro.

NAE INFORMA:

A Secultfor, está com inscrições abertas, em diversos editais, ligados  a Artes Visuais, Audivisual, Circo, Comunicação `Popular e Alternativa, Arte e Cultura Digital,  Culturas tradicionais populares , Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro, inscrições abertas até 15 de Fevereiro de 2012.