quinta-feira, 8 de março de 2012

SAIBA COMO ACONTECEU I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA DO INEC

Arte, integração e encontro cultural. Isso resume o I Festival Nordestino de Arte e Cultura, que aconteceu no último dia 02 e 03 de março, no BNB Clube – Sede Aldeota. O evento foi uma culminância do projeto NAE – Núcleo de Arte, Educação e Eventos, realizado pela parceria entre Instituto Nordeste Cidadania – INEC e Instituto Semente das Artes no ano de 2011. E contou com o apoio/patrocínio do Banco do Nordeste, BNB Clube, Secretaria de Educação do Estado e Centro Cultural do Banco do Nordeste.
“Na minha concepção, a importância desse primeiro festival é poder oportunizar, para que esses espaços possam estar fazendo, não só a troca de informações e experiências, mas principalmente, ser uma forma de estar se mostrando. E, acredito que em momentos como esse, de trazer essa socialização, são válidos, bem como essa dimensão, como é esse festival nordestino, que traz outras culturas e outros estados, e vem somar muito mais. Isso pra mim, é uma atuação em rede, ainda muito embrionária, mas que é, a partir daí, que se consegue plantar essa sementinha.” Geysla Viana, Secretaria dos Direitos Humanos no Espaço Ponto de Encontro.

Os dois dias de Festival contaram com atrações como Samuka Batera, voz e violão com Gildomar Marinho, e também com Nilo Alves Júnior, forró pé-de-serra “Somos Nordestinos”, Banda Dona Zefinha, Nando Cordel, e oficinas de teatro, canto, dança, fotografia, poesia, curta-metragens, entre outros.

“O Festival está sendo uma porta de oportunidades que se abriu para ampliar o olhar, para conhecermos outros trabalhos, pra vivenciar o que tem de tão bonito na nossa cultura, da nossa arte nordestina. E o NAE veio despertar na gente esse gosto mais profundo com o trabalho com arte e a cultura, que antes trabalhávamos muito a questão do incentivo a leitura, da socialização, da participação das pessoas, participação comunitária, mas essa parte cultural, se fortaleceu muito a partir do NAE.” Carol, facilitadora do Espaço de Leitura do Centro de Apoio a Criança, em Itapiúna - CE.

O Núcleo de Artes, Educação e Eventos – NAE tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações culturais e criativas, atuando em comunidades onde o INEC desenvolve o projeto Espaços de Leitura, que incentiva as práticas artísticas, educativas e culturais, além da utilização do espaço para outros eventos e participação da comunidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário