terça-feira, 27 de março de 2012

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012

Lançados editais para ocupação de galerias em quatro estados brasileiros

A Funarte publicou, no dia 6 de março, quatro editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Válidos para todo o Brasil, os editais selecionam projetos de exposições, a serem realizadas nos espaços de artes visuais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Estão habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais. O (a) participante pode também representar coletivos de artistas, ou pode, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União, nº 45, Seção 3, páginas 12 a 17.

O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público.

Os projetos com inscrição validada serão analisados por comissões de seleção independentes. Elas serão compostas de um representante da Funarte; os demais serão convidados, por notório e amplo conhecimento da produção nacional de artes visuais. A Funarte apenas acompanha e preside os trabalhos desta comissão, não influenciando no resultado final.

Entre os resultados planejados na proposta, devem ser previstas as possíveis contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Na elaboração dos projetos, devem também ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização dos resultados à sociedade, e ainda a adequação à arquitetura e às especificidades de cada espaço.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Unesco abre edital‏

O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, da Unesco, está
recebendo propostas de financiamento para programas e projetos.

Criado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das
Expressões Culturais, adotada em 2005 pelo órgão internacional, o
objetivo do fundo é promover o desenvolvimento sustentável e a redução
da pobreza nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos por
meio de programas que fortaleçam as políticas e instituições culturais
e protejam as expressões de cultura em risco de extinção.

Podem participar da convocatória os governos dos países em
desenvolvimento membros da Convenção, ONGs nacionais da área da
cultura, grupos vulneráveis ou outros grupos sociais minoritários. Os
pedidos serão avaliados por um painel de seis especialistas nomeados
pelo Comitê Intergovernamental da Convenção, formado por 24 países, do
qual o Brasil faz parte. Serão disponibilizados até US$ 100 mil para
cada projeto.

Os pedidos devem ser enviados até 31 de maio para a Comissão Nacional
Brasileira para a UNESCO, onde os projetos passarão por uma
pré-seleção realizada por uma comissão conjunta com o MinC. Quatro
projetos brasileiros serão encaminhados à sede da Unesco - dois
apresentados por órgãos governamentais e outros dois de organizações
não-governamentais.

O formulário de inscrição, que deve ser preenchido em inglês ou
francês, está disponível aqui. A ficha deve ser enviada para a
Comissão Nacional Brasileira para a UNESCO, Divisão de Acordos e
Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) – Ministério das Relações
Exteriores, Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Bloco H,
Brasília – DF – Brasil, CEP 70.170-900.

quarta-feira, 14 de março de 2012

EVENTO CAGECE - FEIRA SOLIDÁRIA

Car@s do NAE,

Segue abaixo o convite que foi feito a todas as instituições que são nossas parceiras e do INEC para estarem com seus produtos na feira do DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
Os grupos e instituições que se interessarem, nos comunicar para que possamos confirmar com a organização da Cagece.
Leiam o que o evento abaixo.

Abraço de paz a todos.
Caro Jofran, boa tarde!
Como conversado, no Dia Mundial da Água, 22/03, estamos pensando em realizar um evento para o público interno da Cagece, como uma forma de estimular a consciência ambiental em relação ao uso racional da água, repensar nossos hábitos em relação aos recursos naturais e como reutilizar os resíduos sólidos que geramos no dia a dia de modo a minimizar os impactos ambientais.
Como um atrativo para estimular a participação desse público no evento, pensamos em trazer à Cagece organizações, empresas, instituições que trabalham com lixo e fazer uma exposição de seus produtos. Além disso teremos uma palestra com a Gerente de Meio Ambiente da Cagece falando sobre a problemática da Água no mundo. Pensamos também em abrir um espaço para que uma das organizações convidadas possa dar um depoimento do trabalho que realizam e o impato para as pessoas e meio ambiente. Durante o evento faremos ainda a entrega de copos retráteis para todos os empregados, em substituição aos copos descartáveis. Como em todos os nossos eventos teremos o apoio da diretoria colegiada e pelo menos um de seus representantes participará fazendo a abertura.
No mais contamos com seu apoio e aguardamos contato.
Atenciosamente,

Edenia Uchoa
Supervisão de Comunicação Interna- Cagece
31011736/ 96937519

OFICINA NO ESPAÇO NORDESTE DE SERRO-MG

OFICINA ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL
Edital Funarte - Microprojetos da Bacia do São Francisco
16 de março - sexta-feira
às 19 horas no Museu Casa dos Ottoni
Praça Cristiano Ottoni 72 - Praia - Serro/MG
Fone: (38) 35411440
Neste encontro serão passadas informações sobre a elaboração de projetos culturais através do edital Microprojetos da Bacia do São Francisco - Funarte.
Podem propor projetos pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes em Serro, e pessoas jurídicas sem fins lucrativos.
Os projetos podem se encaixar em diversas áreas (teatro, cinema, música, dança, artesanato, culinária, expressões populares e outros) no valor de até R$ 15 mil.
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!!!!
Informações: (38) 35411440

terça-feira, 13 de março de 2012

AGRADECIMENTO

Agradecemos a todos que participaram do I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA dos Espaços de Leitura que implantaram o NAE - NÚCLEO DE ARTES, EDUCAÇÃO E EVENTOS realizado pelo INEC - INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA e INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES em um ano de parceria.
Agradecer aos parceiros das comunidade e instituições participantes, convidados, palestantes e também os grandes apoiadores desse evento: BNB CLUBE, BANCO DO NORDESTE, FREE ARTE E SEDUC.
O sucesso desse evento deve-se a todos que se empenharam para esta realização. Equipes do: INEC, SEMENTE DAS ARTES e BNB CLUBE. além de voluntários das comunidades e instituições.
Aguardem mais novidades.

INFORME NAE

Caros do NAE,

Estamos começando a partir de hoje dia 12 de março de 2012 a segunda fase do nosso projeto de implantação nos Espaços de Leitura promovidos pelo INEC.
Queremos solicitar aos que tiveram o curso de PRODUÇÃO DE EVENTOS E GESTÃO CULTURAL e realizaram alguma ação como: OFICINA SHOW, PERCUSSÃO AMBIENTAL E CINE CLUBE COMUNITÁRIO e que ainda não repassaram os relatórios, seria muito importante que nós recebessemos.
As instituições e comunidade que ainda não realizaram nenhuma dessas açõesou o curso, pedimos que mandem suas demandas para que possamos fazer a visita e colaborarmos com nosso trabalho.
Os de Fortaleza terão nossa visita normalmente como os do interior.
Logo estaremos nos contactando para marcar a visita.
Precisamos saber se nesse mês de março alguma entidade ou comunidade irá realizar algum OFICINA SHOW, CINE CLUBE COMUNITÁRIO ou terá ensaio ou alguma vivência pedagógica de PERCUSSÇAO AMBIENTAL para que possamos divlgar em nossos links e do NAE e INEC.

CONVITE

O Dia Mundial das Águas será em 22 de março e a Cagece nos convidou para que em conjunto com eles realizassemos a mesma feirinha solidária que aconteceu no I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA e acontece nos OFICINA SHOW das comunidades e entidades.
Os interessados devem confirmar sua participação até a próxima quinta. Podem participar todos que estiveram no festival e também outros convidados.
Precisamos de sua confirmação o mais rápido possível.

OFICINA GRATUITA - ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Oficina Show do Canoa Criança.

II Luz nas Artes - Feira de Projetos Culturais no Ceará

NAE INFORMA:

Veja quais características femininas ajudam na carreira

Intuição, sensibilidade e multifuncionalidade; se bem aproveitados, podem levar ao sucesso profissional

Jovens, idosos, homens e mulheres. Cada grupo de profissionais tem suas características exclusivas. Os jovens são mais dinâmicos; os mais velhos, usualmente, são mais pacientes; os homens, mais focados; e as mulheres? Algumas peculiaridades do sexo feminino podem ajudar bastante no crescimento profissional, basta saber tirar proveito delas.
Pensando nisso, a equipe InfoMoney conversou com profissionais mulheres bem-sucedidas para que elas revelassem quais características femininas as ajudaram em suas carreiras. Começando com a superintendente técnica do Laboratório Sabin, Dra. Lídia Abdalla, os três aspectos mais marcantes do sexo feminino são: intuição, sensibilidade e multifuncionalidade.
Essas características ajudaram a profissional a impulsionar sua carreira, passando, em poucos anos, da posição de estagiária para a de superintendente, cargo que está abaixo apenas da diretoria.
Intuição, sensibilidade e multifuncionalidade
A profissional reconhece que, “como mulheres, temos algumas características diferentes, que não necessariamente nos fazem melhores ou piores, mas se bem aproveitadas podem ajudar na carreira”. A intuição feminina, por exemplo, é um fator que muitas vezes faz a mulher arriscar mais, acreditar em alguma coisa e tentar seguir por tal caminho.
A sensibilidade, por sua vez, “ajuda muito nos relacionamentos, sobretudo, no sentido de entender as necessidades das pessoas”. Muitos especialistas concordam que o bom líder é aquele que compreende o que cada membro da equipe quer e consegue perceber suas competências. Já a multifuncionalidade é a habilidade, muito mais comum entre o sexo feminino, em lidar com diversas coisas ao mesmo tempo. Para Lídia, isso se traduz em “maior produtividade para a equipe”.
A gerente de marketing corporativo do Grupo Lwart, Eliane Oliveira, que, além da vida profissional, tem dois filhos, concorda com a multifuncionalidade da mulher. "Dividir-se entre a vida doméstica e a agenda profissional exige bastante jogo de cintura”, afirma. E esse jogo de cintura transforma as profissionais, “você acaba ficando mais afinada em tocar diversos assuntos simultaneamente”.
Mas Lídia ressalta que sua carreira atingiu pontos positivos em decorrência de seu interesse em se aperfeiçoar constantemente através de cursos. A profissional explica que, ao longo da sua carreira, buscou conhecimentos não diretamente ligados à sua área.
Apesar de ser farmacêutica, estudou gestão de pessoas e temas relacionados com finanças, ou seja, assuntos paralelos à sua área de formação, mas que a ajudaram no seu crescimento profissional. “Isso me deu visão do todo”, pondera Lídia.
Visão do todo
A diretora comercial e de marketing da Delphos Serviços técnicos, Elisabete Prado, também concorda com a multifuncionalidade das mulheres. Essa facilidade em lidar com diversos assuntos e funções faz com que tenham, muita vezes, uma visão holística mais trabalhada do que os homens.
Essa visão do todo, por exemplo, foi fundamental no desenvolvimento de sua carreira. Conforme explica a profissional, a empresa na qual trabalha tem um portfólio muito grande de produtos, e sua habilidade em lidar com diversos assuntos a ajudou em sua trajetória profissional.
O sexo feminino também costuma ser mais paciente e detalhista. “As mulheres têm mais paciência, algo essencial para lidar com a equipe”, diz a diretora. As mulheres também têm uma sensibilidade mais apurada, o que permite que elas percebam o ambiente com mais facilidade do que os homens.

FONTE: @admnews

quinta-feira, 8 de março de 2012

SAIBA COMO ACONTECEU I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA DO INEC

Arte, integração e encontro cultural. Isso resume o I Festival Nordestino de Arte e Cultura, que aconteceu no último dia 02 e 03 de março, no BNB Clube – Sede Aldeota. O evento foi uma culminância do projeto NAE – Núcleo de Arte, Educação e Eventos, realizado pela parceria entre Instituto Nordeste Cidadania – INEC e Instituto Semente das Artes no ano de 2011. E contou com o apoio/patrocínio do Banco do Nordeste, BNB Clube, Secretaria de Educação do Estado e Centro Cultural do Banco do Nordeste.
“Na minha concepção, a importância desse primeiro festival é poder oportunizar, para que esses espaços possam estar fazendo, não só a troca de informações e experiências, mas principalmente, ser uma forma de estar se mostrando. E, acredito que em momentos como esse, de trazer essa socialização, são válidos, bem como essa dimensão, como é esse festival nordestino, que traz outras culturas e outros estados, e vem somar muito mais. Isso pra mim, é uma atuação em rede, ainda muito embrionária, mas que é, a partir daí, que se consegue plantar essa sementinha.” Geysla Viana, Secretaria dos Direitos Humanos no Espaço Ponto de Encontro.

Os dois dias de Festival contaram com atrações como Samuka Batera, voz e violão com Gildomar Marinho, e também com Nilo Alves Júnior, forró pé-de-serra “Somos Nordestinos”, Banda Dona Zefinha, Nando Cordel, e oficinas de teatro, canto, dança, fotografia, poesia, curta-metragens, entre outros.

“O Festival está sendo uma porta de oportunidades que se abriu para ampliar o olhar, para conhecermos outros trabalhos, pra vivenciar o que tem de tão bonito na nossa cultura, da nossa arte nordestina. E o NAE veio despertar na gente esse gosto mais profundo com o trabalho com arte e a cultura, que antes trabalhávamos muito a questão do incentivo a leitura, da socialização, da participação das pessoas, participação comunitária, mas essa parte cultural, se fortaleceu muito a partir do NAE.” Carol, facilitadora do Espaço de Leitura do Centro de Apoio a Criança, em Itapiúna - CE.

O Núcleo de Artes, Educação e Eventos – NAE tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações culturais e criativas, atuando em comunidades onde o INEC desenvolve o projeto Espaços de Leitura, que incentiva as práticas artísticas, educativas e culturais, além da utilização do espaço para outros eventos e participação da comunidade.
 

Festa no Espaço Nordeste de Serro-MG.

quarta-feira, 7 de março de 2012

CAIXA EMITE CPF GRATUITO NA SEMANA DA MULHER

Ação será realizada de 7 a 9 de março em todas as agências do banco


Já virou tradição a participação da Caixa Econômica Federal nas celebrações do Dia Internacional da Mulher. Para homenagear o público feminino, o banco oferece de quarta-feira (7) a sexta-feira (9), a inscrição, a regularização e a consulta gratuitas de CPF para as mulheres. A ação será realizada em todas as agências do país, de acordo com horário de atendimento bancário. Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,70 e pode ser feita nas agências da CAIXA, do Banco do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).


As mulheres maiores de 18 anos devem levar um documento de identificação, que contenha a filiação e data de nascimento, além do Título de Eleitor ou documento de justificativa eleitoral. Quem ainda não tiver 18 anos pode ser representada por um dos pais ou responsável. Nesse caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração.


As mulheres que tiverem entre 16 e 18 anos e possuem documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável.


Sem esse documento, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais. Desde 2004, cerca de 1 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da CAIXA.


Também como forma de homenagem às mulheres, os empregados e as empregadas da CAIXA serão convidados a refletir sobre o tema “Equilíbrio de Gênero”.


Mulheres na CAIXA:

Dados de janeiro de 2012 mostram que dos mais de 86 mil funcionários da CAIXA, aproximadamente 46% são mulheres. De acordo com a ONU Mulheres (entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), em 2010, a média da ocupação de cargos de gestão por mulheres, na América Latina, era de 11%. Na CAIXA, esse número chega a quase 40% dos mais de 18 mil empregados que ocupam cargos gerenciais.